Muita gente tem dúvidas sobre os documentos necessários para alugar uma casa ou apartamento. Isso é normal, já que estamos falando de um processo moderadamente burocrático. Mas, na verdade, não é tão complicado assim. Você precisará de poucos documentos e pode tornar tudo mais fácil se contar com ajuda especializada.
Quer saber como? Então confira o nosso post!
Por que você deve se preocupar em organizar a documentação?
Em quase tudo na vida, você precisa usar seus documentos. Financiar um carro, comprar um imóvel, pegar um empréstimo e parcelar uma compra são alguns exemplos comuns. No aluguel de casas e apartamentos, não é diferente.
Nesse caso, se você mantiver seus principais documentos organizados e guardados de forma segura e em um lugar de fácil acesso, facilitará muito o trabalho de achá-los quando precisar. Lembre-se de que qualquer minuto desperdiçado nessa etapa pode fazer com que você perca a oportunidade de alugar um bom imóvel.
Quais documentos são exigidos em um contrato de aluguel?
Não há uma lista de documentos fixos exigidos para elaborar o contrato de aluguel. Eles dependerão do que o dono do imóvel e a imobiliária requerem como informações de valor. Porém existem documentos comuns a todos os contratos. Os principais são:
RG
É o seu documento de identidade (Registro Geral). Caso não consiga encontrá-lo ou tenha perdido e está com pressa, pode substituí-lo por outro, desde que seja com foto, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Carteira de Trabalho. Esses dois documentos são válidos para uma identificação segura.
CPF
Esse documento não tem foto, mas é insubstituível. É por meio dele que são feitas as consultas de pendências financeiras e a liberação do aluguel sem grandes riscos de inadimplência. Além disso, em casos de processos judiciais, o número desse documento é um fator-chave para a identificação dos envolvidos.
Comprovante de renda
São documentos que comprovam se você tem uma renda suficiente para pagar o aluguel sem passar aperto no orçamento. Para trabalhadores assalariados, eles podem ser:
- holerite (contracheque);
- Carteira de Trabalho assinada;
- Declaração do Imposto de Renda.
Se você é um profissional autônomo ou liberal, deve providenciar os seguintes documentos:
- extrato bancário;
- Declaração do Imposto de Renda;
- Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos).
Este último deve constar a assinatura e número do CRC (Conselho Regional de Contabilidade) do contador.
Comprovante de residência
Aqui, você pode utilizar as contas de água, luz, telefone e internet. Também pode usar a fatura do cartão de crédito. O mais importante é comprovar um local fixo para ser encontrado sempre que necessário.
Certidão de casamento
Comprovar o estado civil também é necessário quando você tem um cônjuge, pois a renda dos dois pode ser somada, aumentando as chances de alugar um imóvel melhor. Se não for mais casado, deve apresentar a certidão de divórcio ou de óbito do(a) parceiro(a).
Documentos do fiador
O fiador é uma forma de garantia exigida pelo proprietário do imóvel. Para ele, além de todos os documentos já citados até aqui, deverá apresentar certidão de posse de um bem, como o último IPTU pago, e Certidão Negativa de Débito do Imóvel (adquirida em cartório).
Por que você deve contar com o apoio de uma imobiliária?
Parece muito trabalho juntar todos esses documentos, não é mesmo? Mas saiba que, se você contar com a ajuda de uma imobiliária, pode ter todo ou grande parte desse processo facilitado. Ou seja, tudo pode se tornar mais prático, fácil e rápido.
Na SMASH Imóveis, por exemplo, todos os documentos necessários para alugar uma casa ou apartamento podem ser enviados pela internet (digitalizados), desburocratizando o processo. Isso é importante, principalmente, quando você não tem muito tempo para resolver essas questões e deseja garantir logo o imóvel que encontrou.
Agora que você já conhece os documentos necessários para alugar um imóvel, não perca mais tempo. Entre em contato com a imobiliária ainda hoje e deixe o resto com os profissionais.