Quem se interessa pela compra de imóveis, seja para morar ou para investir, provavelmente já se deparou com algumas ofertas que exigiram uma boa negociação, mas essa tarefa pode ser um pouco mais complicada do que parece.
1. Analise os motivos da venda
Conhecendo os motivos da venda do imóvel, o comprador pode usar essa informação a seu favor. Muitas vezes o proprietário está passando por alguma dificuldade e precisa levantar um dinheiro para solucionar o problema. Se ele tiver pressa para concluir a venda, provavelmente estará mais aberto aos pedidos de desconto.
Outra dica é descobrir a quanto tempo o imóvel está a venda: quanto mais tempo parado, maior as despesas geradas ao vendedor, garantindo uma boa oportunidade para o comprador pedir um desconto.
2. Compare unidades semelhantes
Um ponto muito importante para negociar a compra de imóveis é conhecer os preços de unidades semelhantes. Faça uma pesquisa em imóveis com o mesmo perfil e que estejam na mesma região.
Sabendo os valores praticados no mercado imobiliário, você conseguirá avaliar melhor se o preço ofertado é justo, e terá mais segurança durante a negociação. Além disso, ainda pode apresentar as diferenças de valores encontrados como argumentos para reduzir o preço.
Mas lembre-se de considerar todos os fatores na hora de comprar os imóveis: estrutura oferecida, padrão de acabamento e a vizinhança. Esses elementos também influenciam os preços e podem ser a justificativa para valores mais elevados.
3. Saiba a hora de encerrar a negociação
Finalmente, para garantir um bom negócio, é preciso saber a hora de parar. Se o vendedor recusar a sua contraproposta e se manter firme no valor proposto, é hora de avaliar o imóvel, os preços de mercado e a sua situação financeira.
Considere todos esses fatores e o valor do desconto proposto pelo vendedor, se for o caso, para decidir se esse é um bom negócio. Não saber a hora de encerrar a negociação e manter o vendedor pressionado pode fazer com que você perca o imóvel, visto que também podem haver outros interessados.
Aplicando essas dicas na hora de negociar a compra de imóveis, com certeza ficará mais fácil passar por esse processo e aumentando suas chances de sucesso. Além disso, antes de assinar o contrato, é importante ler o documento atentamente para verificar todas as cláusulas e, em caso de dúvidas, procurar auxílio profissional.